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Sobre a Trilha Administrativa

A trilha de aprendizagem administrativa foi organizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, em parceria com várias outras unidades administrativas da UFC.

As temáticas trabalhadas tomaram por base as competências comportamentais e técnicas institucionais mapeadas pelo Programa de Gestão por Competências da UFC e consideradas necessárias para o desenvolvimento dos servidores e dos gestores da instituição.

São elas:

Competências Comportamentais

CompetênciasDefinições
Atendimento ao Público Capacidade de atender com presteza ao público externo e interno.
ComunicaçãoCapacidade de estabelecer e utilizar meios para transmitir e receber informações de forma clara e objetiva.
Cultura da QualidadeCapacidade de zelar pela qualidade e aperfeiçoamento contínuo dos processos, produtos e serviços.
EmpreendedorismoCapacidade de visualizar oportunidades e propor soluções inovadoras, viáveis e adequadas ao ambiente do trabalho.
FlexibilidadeCapacidade de rever posturas e adaptar-se às mudanças e às necessidades emergentes.
Foco no ResultadoCapacidade de comprometer-se com os objetivos da organização, tomando as providências necessárias para que sejam cumpridos prazos e metas planejadas.
LiderançaCapacidade de conduzir equipes, desenvolvendo as pessoas para atingir objetivos organizacionais.
Organização e PlanejamentoCapacidade de ordenar e planejar ações, ambientes ou equipes priorizando sequências e formas de execução para atingir os objetivos.
Relacionamento InterpessoalCapacidade de interagir com as pessoas de forma empática e respeitosa, mesmo em situações adversas, mantendo um ambiente organizacional agradável e estimulador
Tomada de DecisãoCapacidade de identificar e escolher a alternativa mais adequada para solucionar um problema, no período ideal, considerando riscos e oportunidades.
Trabalho em EquipeCapacidade de trabalhar com demais membros da sua equipe, tendo atitudes de cooperação para que todos alcancem os objetivos organizacionais, desenvolvendo um ambiente de colaboração mútua.
Visão SistêmicaCapacidade de ter a visão da instituição como um todo e da interdependência das áreas ou subsistemas, considerando os impactos de uma ação.

Competências Técnicas

Didáticas de Ensino
Elaboração de documentos normativos
Estatística básica
Gestão de documentos
Informática – Banco de dados
Informática – Editor de texto
Informática – Ferramentas de apresentação 
Informática – Planilha eletrônica
Legislação – Regime Jurídico dos servidores públicos  
Legislação – Licitações e Contratos
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Língua Espanhola
Língua Inglesa
Planejamento e execução orçamentária
Práticas em acessibilidade e inclusão
Redação Oficial
SEI
SIGAA
SIGPRH