Sobre
A Universidade Federal do Ceará (UFC) busca constantemente adotar modelos gerenciais voltados para a modernização administrativa e alinhados às diretrizes do Decreto nº 9.991/2019. Dentre as finalidades do citado decreto, destacam-se a melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e o desenvolvimento permanente do servidor público.
Além dessas diretrizes legais, o desenvolvimento de gestores também é uma recomendação recorrente dos órgãos de controle (Tribunal de Contas da União e Controladoria-Geral da União), bem como do Ministério da Economia.
Nessa perspectiva e ciente dos desafios enfrentados diariamente na gestão universitária, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) formatou o Programa de Desenvolvimento de Gestores, que tem como principal objetivo instrumentalizá-los com ferramentas de boas práticas de gestão, o que constitui uma demanda antiga dos ocupantes de funções gerenciais da UFC.
A proposta do programa está fundamentada em um modelo de formação continuada, por meio de trilhas de aprendizagem, incluindo ciclos de palestra, que possibilite ao corpo gestor e às potenciais lideranças da instituição debater e partilhar ideias e práticas conducentes ao fortalecimento das competências da gestão.
Objetivos
Por tratar-se de programa permanente de formação com foco nas necessidades individuais, espera-se:
1. atingir resultados que reflitam melhoria na gestão universitária;
2. dar sentido prático a conceitos de liderança, transformando diferenças em oportunidades para o pleno desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais;
3. promover a qualidade na prestação do serviço público, com foco no desenvolvimento contínuo de novos conhecimentos e habilidades considerados essenciais para o exercício da função gerencial;
4. subsidiar o desenvolvimento de competências comportamentais e técnicas, aprimorando as lideranças atuais e despertando líderes em potencial.
Alinhamento Estratégico
A implantação do Programa de Desenvolvimento de Gestores está alinhada ao princípio norteador da inovação proposto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022. Sua estratégia central consiste nas pessoas, em especial nos servidores, e a estratégia-meio é a gestão. Assim, enquadrou-se no objetivo estratégico 2, traçado para o Eixo Pessoas – Servidores: “Proporcionar excelência no desenvolvimento profissional dos servidores considerando as necessidades e prioridades institucionais”.
Observou-se ainda a vinculação da ação estratégica 2.4 às outras ações estratégicas propostas no PDI que estão vinculadas ao Eixo Pessoas e ao Eixo Gestão, tais como: Eixo Pessoas – Servidores – Ações Estratégicas: 2.1 “Desenvolver ações de aperfeiçoamento alinhadas às necessidades institucionais” e Eixo Gestão (Governança) – Ações Estratégicas: 3.8 “Promover, juntamente com a PROGEP, formação básica e continuada para gestores ocupantes dos cargos diretivos que contemple: distinção entre chefia e liderança, conhecimento dos processos internos, conhecimento da própria universidade”.