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Sobre a Trilha Acadêmica

No intuito de contribuir com o desenvolvimento profissional dos gestores acadêmicos, em parceria com a PROGEP, considerando as  práticas institucionais das Pró-reitorias de Graduação, Extensão e Assuntos Estudantis e  Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará na área acadêmica, como também a competência formativa da COIDEA/EIDEIA para inovação acadêmica, apresenta-se o módulo introdutório com temáticas e assuntos a serem seguidos e apreendidos nesse processo formativo elaborado com base em trilhas formativas para gestores acadêmicos na UFC. 

Assim, considerando a autonomia dos processos de aprendizagem que embasam a formação da pessoa adulta e também da necessidade e especificidade de cada gestor acadêmico entende-se que seja possível escolher por meio de trilhas as respectivas áreas de conhecimento e competências necessárias para atuação em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Pretende-se atender aos profissionais que atuam nas mais diversas áreas da gestão acadêmica, atendendo, especialmente, os gestores ligados aos cargos de coordenação de cursos de graduação, pós-graduação e aos coordenadores pedagógicos das unidades acadêmicas.

Processos formativos para gestores justificam-se pelo aumento das demandas atuais que as Instituições de Ensino Superior resultantes das mudanças nos últimos anos nas Instituições de Ensino Superior (IES) podem ser comprovadas no crescente aumento de cursos de graduação, pós-graduação, no acesso maior de estudantes e em especial, a uma maior evidência dos órgãos de controle que acompanham anualmente o desempenho acadêmico dos estudantes e dos cursos. 

Em consoante a isso, leis, diretrizes e resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Ministério da Educação (MEC) regulamentam novas formas para gerenciar as IES no Brasil, requerendo do gestor novos conhecimentos administrativos e comportamentais diretamente associados à qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. Isso fomenta, a urgência para a organização de processos formativos mais adequados a esta realidade como sugere os estudos sobre os processos e avaliação da gestão acadêmica.

Por fim, almeja-se com essa ação em conjunto à PROGEP maior reflexão sobre o processo de inovação na formação de gestores acadêmicos no Ensino Superior, compreendendo a relevância dessa ação no contexto atual e geral da academia, ressaltando a importância do significado e do valor de preparar bem nossos gestores acadêmicos do ensino superior.

Que formatos dos estudos de formação de gestores acadêmicos? 

Pretende-se apoiar de forma contínua, cursos do tipo MOOC. MOOC é uma sigla em inglês que significa Massive Open On-line Course com características da Educação a Distância (EaD). Esse tipo de Curso On-line Aberto e Massivo pode ser ofertado por meio da Web, em Ambientes Virtuais Educacionais (AVE). A ideia principal é que se pode oferecer o curso para um grande número de pessoas simultaneamente que tenham interesse na temática. Os cursos podem ser em nível de aperfeiçoamento. Propõe-se por meio deste portal, apoiar e acompanhar a formação do gestor acadêmico.  

Quanto aos objetivos, conteúdos e públicos?

Pretende-se que cada participante siga na perspectiva das trilhas formativas, visando compartilhar as escolhas e consolidar as dificuldades de uma formação inovadora, consistente e disruptiva, conforme as propostas apresentadas. 

Os estudos visam propiciar aos gestores acadêmicos interessados na atuação acadêmica, conhecimentos teóricos e práticos que propiciem uma compreensão crítica e reflexiva da identidade profissional do gestor nas IES, bem como, sua atuação, favorecendo o aprofundamento em conhecimentos que o habilite a cargos na gestão acadêmica. 

Almeja-se com essa ação em conjunto à PROGEP maior reflexão sobre o processo de inovação na formação de gestores acadêmicos no Ensino Superior, compreendendo a relevância dessa ação no contexto atual e geral da academia, ressaltando a importância do significado e do valor de preparar bem nossos gestores acadêmicos do ensino superior.

A PROGEP e o PAAP desejam bons estudos!